sábado, 29 de outubro de 2011

Mais energia para a trasformação.

A evolução humana sempre acompanhou a utilização da energia!
Esta afirmação pode soar um tanto quanto estranha no princípio, porém mesmo na pré-história a energia era admirada e até adorada e normalmente era proveniente da natureza, aos poucos o homem foi dominando estes eventos e reproduzindo alguns. 
 
     "Amor, já estou quase dominando o fogo!"                                     

A descoberta do fogo e seu domínio modificaram o rumo da história (culinaria), a criação da roda também ajudou a economizar energia no deslocamento de objetos, poupar forças era fundamental, pois obter alimento dava muito trabalho, porque a idéia de mercado e “fast food”  estava muito distante.
Durante vários anos muitas descobertas foram feitas sobre a utilização de energia e suas varias fontes, a que vamos destacar é realmente a mais importante ou a que mais utilizamos na vida moderna, a Energia Elétrica.   
                           






"Um dia estas descobertas serão fundamentais"

Quando o homem descobriu e pode dominar a energia elétrica uma grande passo foi firmado, simplificando a vida moderna, hoje estamos acostumados com as facilidades que a energia nos proporciona, água aquecida, iluminação, calor para o ferro de passar roupas, até mesmo no café da manha, nossas torradeiras e cafeteiras o microondas. E nos dias mais quentes o ventilador ou o ar-condicionado são fundamentais sem falar da geladeira e da televisão, algumas perguntas fundamentais, que devemos fazer para valorizar cada item elétrico criado são:

“Como era antes de se criar este componente?”

“Como era antes da Energia Elétrica?”

  Estamos cada vez mais dependentes da eletricidade, podemos definir a energia em dois grupos distintos denominados de “Corrente Continua e Corrente Alternada”. 
  Para os equipamentos convencionais residenciais e industriais normalmente é utilizada a energia alternada, fornecida pela rede de transmissão comum.
Nos veículos a energia também é fundamental, porem utiliza-se a corrente continua, onde os pólos são claramente definidos, sendo (+) positivo e (-) negativo, para armazenar esta força temos a bateria, que é um acumulador eletroquimico.
  

    Os veículos evoluíram muito nas ultimas décadas ganharam vários itens e acessórios, para facilitar a vida e tornar a experiência de conduzir cada vez mais agradável e confortável. Travas elétricas, vidros, ajustes do banco, ofuscamento e ajuste dos espelhos retrovisores, acendedor de cigarros, sistemas de som e imagem, GPS, faróis e limpadores de pára-brisa, são alguns dos itens que dependem da energia elétrica, fornecida pelo alternador e armazenada na bateria, tudo no veículo evoluiu, porém as baterias pouco mudaram desde sua criação.

  Basicamente construída de uma caixa plástica que armazena varias placas de chumbo imersas numa solução acida, para explicar seu funcionamento temos que compreender um pouco de química e física, adicionando uma carga elétrica continua as placas de chumbo trocam elétrons com a solução acida, conforme é consumida a energia os elétrons retornam a sua formação original.
  Vários estudiosos buscam maneiras de aperfeiçoar este componente vital para o veículo, reduzindo o peso e o tamanho, em pleno século 21 uma caixa de 15/20/30 com aproximadamente 03 Kg é um atraso muito incomodo, onde o peso esta relacionado diretamente a potencia e o espaço físico é fundamental, os veículos pedem uma evolução do sistema de armazenagem de energia.
  Os ambientalistas pressionam a industria automobilística para substituir a matriz energética do veículo, trocando os motores a combustão interna (motores convencionais, movidos a Gasolina / Álcool / Gás Natural Veícular GNV, Diesel), por motores elétricos muito mais silencioso e não produzem fumaça.
“não poluem” Será que é verdade?
Eu tenho minhas duvidas!
São realmente os carros do futuro?
  Calma, não sou antiquado nem saudosista e não quero andar para traz, porém temos que analisar a questão como um todo, na comparação direta entre os veículos atuais e os elétricos os níveis de resíduos (emissões) são realmente menores o que é um argumento muito forte, porém o resíduo final a sobra de um veículo deve ser reciclada, um lixo químico merece muita atenção, as baterias devem armazenar a energia de forma adequada e ao fim de sua vida útil deverão ser destinadas a reciclagem.
Ainda temos outro desafio, a energia.
Como vamos produzir e distribuir?
A produção em si é um grande desafio, o mundo atual consome muito e consumira mais ainda no futuro, o aumento da população e dos produtos que utilizam a eletricidade cresce ferozmente, a energia elétrica tem seu preço e muitas vezes é alto.
Seremos capazes de produzir a demanda necessária para tudo e para todos?
Aqui no Brasil sofremos com apagões gigantescos de energia, com este fato notamos o quanto estamos escravos da energia elétrica, quase tudo parou uma verdadeira bola de neve o que não dependia diretamente de energia a utilizava de forma indireta, caso o problema não fosse solucionado o País poderia para.
As fontes de produção de energia podem ser Hidrelétricas, Termoelétricas (Nuclear ou fonarlha), Eólicas, Solar e Geotérmicas.

 
    As Hidrelétricas necessitam de uma fonte constante de Água como o nome sugere, ou seja geradores gigantescos são instalados na base de uma represa a qual mantém uniforme e constante o fluxo de água, para que funcione adequadamente é necessário um rio que produza um grande volume de água. 
 
    E para manter a constante o fluxo de água o reservatório deve ser grande, conseqüentemente a área de inundação também será muito grande, a construção de uma usina deve ser muito bem planejada para que a produção realmente justifique o impacto ambiental, a polemica usina de “Belo Monte” é um bom exemplo pois os prejuízos ambientais serão grandes, devido a área inundada e as alterações causadas no rio, em quanto que a produção de energia dificilmente atingira a capacidade total de produção, devido ao período de seca e a limitações técnicas.

   As Termoelétricas produzem energia com o vapor de água, sendo necessária uma quantidade menor de água, porém existe o resíduo a poluição atmosférica devido a fumaça no caso das fornalhas que podem utilizar carvão ou outros combustíveis e temos ainda o sistema que pode aquecer a água sem regar fumaça, o problema fica por conta do resíduo químico, seria o nuclear alem de uma grande tecnologia para trabalhar com produtos nuclear, existe o resíduo o “Lixo Nuclear” que deve ser muito bem armazenado e protegido, recentemente podemos ver o drama do Japão após o terremoto com a usina Nuclear.
   A energia eólica, solar e geotérmica não produzem resíduos, porém necessitam de grande tecnologia e de ambientes favoráveis.
   A Eólica utiliza a força dos ventos que devem ser constantes.
A solar necessita de grandes áreas para a instalação de placas que transformam a energia luminosa em eletricidade, sua desvantagem é que a noite a demanda de energia cresce e a produção para, sendo necessária a utilização de baterias para armazenar a carga produzida durante o dia.
  A geotérmica parece ser a mais promissora, pois utiliza a temperatura dos vulcões (da lava ou magma) para aquecer a água e gerar o vapor que movimenta as turbinas geradoras.
O futuro traz novos desafios e novas soluções, temos que pedir sabedoria para utilizar os recursos naturais sem destruir o planeta, a solução será a combinação adequada entre as varias fontes em potencial, combinadas com o uso consciente evitando desperdícios e valorizando os recursos.
Devemos buscar informações, esclarecimentos de varias fontes, buscando a imparciabilidade, para formarmos uma opinião e cobramos os nossos representantes uma posição adequada, para que a conta não fique muito cara, pois nossos filhos e netos vão pagar pelas nossas decisões e escolhas.
Utilize com consciência os benefícios que possui, economize os recursos naturais, valorize os recursos tecnológicos disponíveis.
Mas nunca se esqueça que a Humanidade viveu durante muitos séculos sem a Energia Elétrica.

Material de apoio:
Joaquim

Um comentário:

  1. Júnior, que bacana que você está de volta! Vapor total! ou diesel, ou gasolina, ou etanol,ou solar... você decide. Texto bacana, se no fosse a descoberta do fogo, o homem também nem saberia o que é cozinhar e muito menos nos nossos dias se locomover.
    Beijão
    Fabiola

    ResponderExcluir

Air bag - SRS - Sistema de Segurança Passiva e Ativa

  Ninguém compra um veículo e imagina que vai bater na esquina, porém esta aumentando a preocupação com a segurança em caso de colisões,...