sábado, 16 de julho de 2011

Uma Luz no fim do Tunel !


  Existem vários tipos de lâmpadas que produzem raios de Luz com diferentes potências e podem ser: Halógenas - Fluorescente - Vapor de Sódio - Neon - Xenon - etc.
 

  • Halógenas: São as mais comuns, também conhecidas como incandescentes, sua fabricação inclui um filamento em espiral que aquece e brilha com a passagem de eletricidade, seu filamento é mantido no vácuo para não queimar (uso mais comum residencial). 
    Beneficios: Durabilidade e baixo custo.            Desvantagens: Desperdicio Térmico (95% calor) e consumo.
         



      • Fluorescente: Estão na moda do ecologicamente correto e podem ser compactas ou tradicionais, necessitam de um reator e um "start" (igntor), para iniciarem o processo de iluminação (uso mais comum em escritórios).

             


              











            Beneficios: Cor e Intencidade da Luz                          Desvantagens: Custo e Residuos Tóxicos




            • Vapor de Sódio: Largamente utilizadas para iluminação publica e estádios, podem utilizar ou não um reator, podemos identificar facilmente, pois este tipo de lâmpada ao ser ligada possui uma intensidade que aumenta após a fase de aquecimento, pode ser de cor amarelada ou branca.
               

              Beneficios: Baixa poluicão Luminosa e alta potencia de luminosidade   

              Desvantagens: Periodo de Aquecimento Lento e alta temperatura




              • Neon: Podem possuir um formato diferenciado, são utilizadas largamente em fachadas de lojas, seus raios de luz possuem características de iluminação que permitem melhor visibilidade, mesmo em condições climáticas adversas e podem possuir varias cores intensas.







                Beneficios: Alta potencia de luminosa em condições severas e flexibilidade na fabricação.  

                Desvantagens: Custo muito alto e residuos tóxicos.




                • Xenon: Também conhecida como lâmpada de alta intensidade utilizada normalmente em faróis de veículos modernos ou importados, também utiliza um reator e um ignitor, possui uma coloração que pode variar em tons de azul claro, verde claro e violeta claro, seus raios de luz podem atingir até 180 metros quase o dobro de uma lâmpada convencional automotiva.

                  




                Benefícios: Baixa poluição visual e alta potencia de luminosa.

                Desvantagens: Só deve ser aplicada em faróis modernos e custo muito alto.






                Agora que conhecemos alguns tipos de lâmpadas vamos falar um pouco mais sobre as lapadas que são utilizadas em veículos. A grande maioria dos automóveis utilizam lâmpadas incandescentes (com filamento aquecido).
                Alguns veículos importados chegaram ao nosso mercado com as lâmpadas de alta intensidade "Xenon" instaladas nos faróis, cada modelo de lâmpada possui um tipo de luz especifico para representar a grandeza de intensidade utilizamos a escala Kelvin.
                Uma lâmpada convencional 50 Watts pode atingir 3200 Kevin que possui a cor Amarela, 6000 Kevin Branco, depois seguem tons de Azul e Violeta 12000 Kevin, sua intensidade luminosa também é maior, sendo normalmente o dobro de um farol normal.
                Para compreendermos bem a diferença de funcionamento teremos que visualizar de perto uma lâmpada, sua construção é totalmente diferente. No lugar do filamento aquecido existe um espaço que é preenchido por um arco voltaico de alta intensidade é deste processo que surgiu o nome (para os leigos a energia é ampliada até obter a potencia para saltar a distancia entre as pontas dos eletrodos), o mesmo processo das velas de ignição.

                Para obter uma grande potencia é necessário um reator e um estator, para iniciar o processo o estator envia um pico de tensão gigantesco após o disparo a energia será mantida pelo reator um pouco mais baixa, porem ainda muito alta.


                    Devido a este sistema de funcionamento, aos componentes que formam o conjuto e principalmente devido a intencidade dos raios deste tipo de luz, o farol deve ser moderno, a lente deve ser lisa e transparente e a regulagem de altura deve ser automática tudo para evitar o ofuscamento de outros motoristas.
                    O Departamento Nacional de Transito (DENATRAN) divulgou recentemente a resolucão - 227, que regularisa a utilizacão dos faróis, não esta proibido a utilizacão porém existem normas rigidas que devem ser seguidas para evitar multas e transtornos.
                1. Departamento Nacional de Trasito (DENATRAN). 
                2. Resolucão do DENATRAN - 227. 



                Joaquim Junior - SP / Brasil



                Descupem o transtorno estamos em OBRA.....

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