Programação de TV via internet é realidade no Futura. Está na rede o site Futuratec, uma ferramenta que oferece conteúdo do Canal por download para usuários cadastrados.
O objetivo é fornecer material para instituições que desejem fazer uso educativo da programação. Já estão disponíveis mais de 500 episódios e séries, como:
- Globo Ciência;
- Um Pé de Quê;
- Passagem Para...;
- Mojubá;
- Umas Palavras;
- O Bom Jeitinho Brasileiro;
- Aprender a Empreender.
Muitos desses programas já são usados pela Mobilização do Futura como material didático em projetos junto a instituições de ensino.
Agora estão ao alcance do usuário, que após baixá-los em seu computador pode gravá-los em DVD e exibi-los pela TV.
O Futuratec usa o sistema de tecnologia BitTorrent para facilitar o compartilhamento das mais de 200 horas de programação disponíveis na web.
Como utilisar?
O sistema é simples. Na página principal do site aparece o menu de programas, dividido por temas e com indicação de quantos episódios estão disponíveis. Uma busca mais detalhada pode ser feita através de palavras-chaves. Os vídeos vêm acompanhados de material complementar, como conteúdo pedagógico, sinopses, fichas técnicas e informações institucionais, sobre o elenco e apresentadores.
Escolhido o programa, basta executar o download seguindo os passos indicados. Participando do sistema BitTorrent, os usuários são aconselhados a manter os arquivos baixados durante algum tempo em suas máquinas, para a garantia de que haverá o compartilhamento seguro e rápido do material para outros usuários.
Uma vez armazenado no computador, não é mais necessário estar conectado à internet para assistir ao programa ou gravá-lo em DVD.
Para participar do Futurtec é necessário preencher um cadastro no site. Podem baixar a programação aqueles que estiverem vinculados a instituições que façam uso educativo dos conteúdos. Os perfis são avaliados pela equipe do Canal Futura. O Futuratec foi desenvolvido, pela equipe de Conteúdo e Desenvolvimento de Projetos do Futura.
Acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário