Um assunto que esta na moda e que é colocado em vários debates, porém esta longe de se tornar real nos hábitos e costumes da população é a ECOLOGIA.
Recordo deste tema em discussão desde que "me entendo por gente”, ouço músicas do Roberto Carlos, Sting, Michael Jackson, Xuxa, e muitos outros, falando sobre a destruição do eco-sistema e de preservação do meio ambiente. Lembro-me da Rio 92, que veio para discutir maneiras para reduzir o efeito estufa e a proteção do meio ambiente.
Voltamos a discutir o tema de sustemtabilidade aqui em São Paulo na cupula do C40, reunião com os prefeitos das maiores cidades do Mundo, são 43 integrantes e 16 afiliados, todos juntos para apresentar projetos, debater problemas e definir metas.
Voltamos a discutir o tema de sustemtabilidade aqui em São Paulo na cupula do C40, reunião com os prefeitos das maiores cidades do Mundo, são 43 integrantes e 16 afiliados, todos juntos para apresentar projetos, debater problemas e definir metas.
Contudo muito se fala e pouco se faz, todos já sabem muito bem "o que podem fazer e como fazer", o que falta é querer fazer é ter vontade de modificar esse sistema que nos aprisiona.
Somos uma geração omissa que tendo conhecimento não fazemos nada, por que é mais cômodo e mais fácil culpar alguém sem nome.
(falamos: "todo mundo, qualquer um ou alguém ").
As gerações passadas enfrentaram Guerras, Ditadores, em alguns pontos acertaram em outros erraram, mas tomaram um partido, expressaram uma opinião, levantaram uma bandeira, marcaram a história.
Se sobrar alguma coisa para contar a história atual, minha geração ficará conhecida como?
Os alienados, preguiçosos e Omissos. Espero que não.
Todos sabem o quão importante e preciosa é a água para os seres Humanos e para toda a vida no planeta, porém continuamos desperdiçando este ouro líquido. Com aquele pensamento, “ é só um pouquinho, ou é só hoje, não vai fazer diferença ” e esse pouquinho soma-se ao pouquinho de muita gente e transforma-se em um Montão.
E tantas outras coisas que fazemos sem perceber: pratos descartáveis, guardanapos descartáveis, fraudas descartáveis, telefones celulares e computadores que são substituídos facilmente, as embalagens de todos os produtos que consumimos.
Será que tudo virou descartável, inclusive nossas vidas e as pessoas?
As indústrias evoluem e ganham Milhões com produtos que facilitam e dão conforto muitas vendas e nenhum escrúpulo.
Porque não exigimos motores que funcionem com água, nitrogênio ou qualquer outro combustível não poluente, vários projetos ecológicos e politicamente corretos são arquivados pelas grandes empresas alegando que são economicamente inviáveis para a produção, será que são mesmo, qual é o custo e quais são os benefícios, o que devemos priorizar?
Porque só estamos debatendo sobre o resíduo gerado das sacolinhas de plástico, coloquemos também na pauta de discussões o problema do descarte dos pneus, embalagens, lixo eletrônico. Será que não poderíamos utilizar outros materiais ou reutilizar o resíduo gerado pela modernidade?
Fiquem atentos com o que a grande mídia quer que nos preocupemos, a grande maioria dos holofotes são direcionados para problemas menores, deixando o restante da cena obscuro.
Não aceite teorias prontas (enlatadas), argumentos vazios, informações fracionadas, questione pesquise e reclame pelos seus direitos e pelo bem comum, vivemos em sociedade gostando ou não, querendo ou não, necessitamos uns dos outros, a omissão não resolve nada.
Se o problema não é Meu e também não é nem Seu.
De quem será, quando os recursos naturais se esgotarem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário