Existem vários modelos diferentes e diversos tipos de motores para cada modelo de veículo, dependendo do projeto estes podem estar posicionados transversalmente ou longitudinalmente, isto relacionado ao sentido de montagem no carro.
Tipo Longitudinal Tipo Transversal

Devido à combinação espaço e segurança o modelo mais utilizado é o transversal, sua disposição facilita para os fabricantes separar o motor do "cokpit ou habitáculo", utilizando apenas o espaço da frente do veículo (Dianteira).
Independentes de qual forma sejam montados os motores podem ser construídos de maneiras diferentes separados em grupos com: em linha / em "V" / Opostos e outros mais incomuns que vamos descrever como especiais.
Imagens copidas de: http://www.portaldaluz.com/viewtopic.php?f=2&t=1730
Os engenheiros definem qual seria o melhor projeto para cada veículo, conforme o espaço, desempenho e aerodinâmica.
1- O sistema em Linha é o mais comum para veículos de baixa performa-se (pouca potencia), pois ocupa um espaço relativamente grande devido aos seus cilindros estarem alinhados.
2- Motores com a disposição em "V" são utilizados com maior freqüência em motores com grande potencia (alta perfoma-se), devido ao posicionamento no espaço de 5 cilindros em linha, pode-se colocar um 8 cilindros em V (V8).
3- Cilindros Opostos ocupam pouco espaço e tornam-se muito baixos, devido ao seu formato, desta forma eles ganham na aerodinâmica, tornado o centro de gravidade do veículo mais próximo ao chão.
Cada sistema possui suas vantagens de desvantagens, cada fabricante utiliza o modelo que mais se encaixa no projeto.
Motores Especiais
Um projeto antigo, que chegou a ser utilizado pela Mazda no modelo RX-7 é o motor Rotativo ou motor Wankel como é comumente conhecido devido ao sobrenome de seu inventor Felix Wankel.
Motores Radiais utilizados comumente em aeronaves, porque desempenham grande velocidade rotativa, pois repetidamente existe um pistão empurrando a arvore de manivelas.

Os motores também estão divididos pelo seu tamanho ou capacidade.
(1.0 - 1.3 -1.6 - 2.0 ... 5.0), o site: http://www.portaldaluz.com
(1.0 - 1.3 -1.6 - 2.0 ... 5.0), o site: http://www.portaldaluz.com
Descreve de forma objetiva o que é a cilindrada.
Tamanho do motor (cilindrada ou deslocamento volumétrico)
Desde os primórdios dos motores, convencionou-se classificá-los em tamanho por meio da cilindrada ou deslocamento volumétrico.
Por se tratar de volume, ele é medido em litros ou cm³ (centímetros cúbicos; 1.000 centímetros cúbicos - ou 1.000 cm³ - equivalem a um litro).
Por se tratar de volume, ele é medido em litros ou cm³ (centímetros cúbicos; 1.000 centímetros cúbicos - ou 1.000 cm³ - equivalem a um litro).
• uma motosserra pode ter um motor de 40 cm³;
• uma motocicleta pode ter um motor de 500 cm³ ou de 750 cm³;
• um carro esportivo pode ter um motor de 5 litros (5.000 cm³).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Imagens
Joaquim Junior - Técnico em Automobilística
Nenhum comentário:
Postar um comentário