Nos últimos meses falamos muito dos erros médicos, enfermeiros e profissionais da saúde que por falta de atenção ou conhecimento efetuam diagnósticos errados, são falhas muito graves que muitas vezes não podem mais ser corrigidas, infelizmente.
Mas venho aqui para falar de outra visão deste ponto, como já comparei anteriormente, a medicina e a mecânica, possuem algumas semelhanças, quando o veículo apresenta um defeito podemos dizer que esta doente. Alguns proprietários podem já ter escutado de um mecânico a celebre frase “farei o diagnóstico de seu veiculo,” isto pode ser compreendido literalmente.
Não somos mágicos ou adivinhos, temos que efetuar testes e medições para identificar a causa do problema, e como na medicina podem ocorrer erros ou falhas, que neste caso representam prejuízos financeiros, algumas vezes o cliente pode pensar que foi enganado, pois gastou com a troca de determinado componente porem o sintoma (defeito) continua.
Calma, vamos analisar! Para solucionar o defeito o técnico necessita de informações que apenas o motorista do veículo pode fornecer, caso as informações estejam erradas ou incompletas podem modificar os resultados. Uma dor de cabeça pode ser causada por vários fatores e cortar a cabeça talvez não resolva. É de grande importância que o cliente informe um panorama geral do problema.
O que esta acontecendo? Quando começou? Onde ocorre?
O técnico deve escutar as informações interpretá-las e se necessário extrair mais detalhes do problema, para evitar falhas na manutenção do veículo. O cliente na sua maioria não é técnico e não sabe transmitir as informações na linguagem técnica, cabe ao profissional capturar as informações adequadamente.
Não fiquem tímidos descrevam a falha com seu linguajar, são informações preciosas, gaste um pouco de tempo, isto vai te economizar dinheiro e evitar transtornos futuros. Os técnicos devem escutar com atenção e até anotar se possível todos os detalhes para efetuar o reparo certo na primeira vez.
Com base nas informações o mecânico deve efetuar testes, medições e verificações para identificar a “CAUSA” do problema. Um erro comum é que podemos identificar uma irregularidade (falha no funcionamento) e acabamos definindo que é a causa do problema porem é uma conseqüência.
Causa: fonte do defeito / motivo / o que causou a falha.
Conseqüência: sintoma da causa / ocorre devido a falha de outra peça.
Podem existir varias conseqüência devido a uma única causa, exemplo:
Um pneu furado tem como causa um prego, se percorrermos um longo percurso por conseqüência vamos danificar a roda.
Identificar a causa ou o culpado é muito importante para solucionarmos por definitivo o problema, evitando desgastes entre os clientes e os técnicos. Para resolver uma falha o mecânico deve compreender como o sistema funciona, exige um estudo detalhado e um conhecimento avançado do veículo.
Saber como funciona normalmente é a base para definir se está funcionando errado, e desta maneira descobrir a causa da irregularidade, trocar informações com outros técnicos não é sinal de fraqueza ou incompetência, pode-se efetua uma “Junta Medica” ou “Junta Técnica” para solucionar problemas mais graves, vários funcionários de diversos setores e especialidades diferentes debatendo sobre uma avaria, isto é muito produtivo e da bons resultados.
O técnico deve se fazer as perguntas certas, ser investigativo, curioso e atento, fazer os testes certos economiza tempo, tomar nota de tudo que foi feito evita esquecer alguma coisa, ao localizar o problema devemos efetuar a pergunta mais infantil “Por que?”, esta questão básica leva a causa do inconveniente.
Os clientes devem ter paciência, o veículo pode possuir alguns problemas que causam uma falha maior ou varias falhas, com a utilização diária acostumamos com os desgastes e ruídos, nos adaptamos ao carro, cada dono conhece bem o Seu.
Fazer um “check up” é muito importante manter o veículo em condições normais de funcionamento ajuda muito, pois evita confundir desgaste natural a defeitos.
Enfim esteja preparado, planeje seus gastos evite surpresas desagradáveis isto pode economizar tempo, dinheiro e constrangimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário