Sistema de Freios ABS
Muitas pessoas não sabem o que é, ou com o funciona. Vamos tentar esclarecer alguns pontos importantes, sanar as duvidas mais freqüentes.
Para começarmos temos que compreender inicialmente como funciona um sistema convencional de Freio, os principais componentes são:
- Pedal de Freio – Servo Freio – Cilindro Principal – Tubulações – Cilindros Auxiliares – Discos ou Tambores.
Ao acionarmos o pedal de freio a força é transmitida ao cilindro mestre (ajudando a diminuir a força necessária está o servo freio), a pressão aplicada é distribuída pela tubulação aos cilindros auxiliares acionando os freios, neste sistema quem controla toda a operação é o motorista caso permaneça com o pé no freio as rodas irão permanecer travadas.
No sistema com ABS isto não ocorre à decisão de travar ou liberar é efetuada por um programa que identifica o travamento de determinada roda, rapidamente libera e trava novamente, podendo repetir varias vezes este processo em todas as rodas garantindo uma eficiência melhor de frenagem e mantendo a diribiligidade (durante a frenagem é possível mudar a direção), no sistema convencional é comum visualizamos uma manca reta no asfalto ocasionada por uma forte frenagem, um veículo com ABS esta marca deve ser tracejada.
Para compor o sistema de ABS os itens básicos são acompanhados por uma unidade Hidráulica e uma Eletrônica que comando o funcionamento do conjunto, para verificar o travamento das rodas existem sensores que verificam o movimento.
É comum os motoristas se assustarem com a ativação do sistema de ABS, é normal em caso de acionamento sentir uma forte vibração do pedal (ocasionada pela travagem e destravagem das rodas) alem de um ruído característico da bomba hidráulica, mantenha o pé firme e se necessário modifique a direção.
Joaquim C. Sousa Jr
Nenhum comentário:
Postar um comentário