sábado, 7 de abril de 2012

A importância da boa postura!




    Para o correto funcionamento de nosso organismo é fundamental, utilizarmos nosso corpo de forma adequada, para evitarmos lesões e dores musculares ou ate mesmo problemas mais graves. Porem a correria do dia a dia abandonamos os bons hábitos muitas vezes com algumas desculpas “estou acostumado a ficar nesta posição” “assim sinto-me mais confortável”. 


    Mas o corpo ao decorrer do tempo reclama demonstrando sinais de fadiga, dores e problemas de articulação, vão surgindo e quando buscamos ajuda médica já estamos condicionados a uma postura incorreta e fica realmente muito difícil corrigir velhos costumes, sentar sobre uma perna, assistir TV jogado no sofá, são alguns pequenos exemplos.
    No automóvel a posição dos ocupantes e fundamental e em alguns caso pode ser vital, a industria automobilística investe milhões de reais para tornar os veículos confortáveis e seguros, mas tudo isto será inútil se os clientes não utilizarem de uma forma correta os mecanismos disponíveis nos veículos.



    A primeira aula da auto-escola sita resumidamente os passos iniciais para se conduzir um veículo, “sente-se ajuste o banco de forma confortável, se possível regule a distancia entre o banco e o volante (profundidade) ajuste também o encosto para as costas e cabeça, alguns veículos possuem regulagens no volante e até profundidade dos pedais, para uma boa posição uma dica seria efetuar estes ajuste de forma que ao esticar os braços envolta do volante na posição do relógio 2:45, seus pulsos fiquem alinhados ao volante.       Desta forma ao segurar na direção terá uma flexibilidade nos braços.
    Efetuada está primeira parte regulamos os espelhos retrovisores, devemos ter uma visão leve das laterais do veículo nos espelhos externos, para o retrovisor interno é fundamental visualizarmos o vidro traseiro por completo quando possível, a correta regulagem evita um desgaste no momento da utilização dos espelhos “aquele movimento a procura do objeto no espelho”.
    Infelizmente a ansiedade de conduzir um veículo pela primeira vez, abstrai estas informações ou as colocamos em segundo plano queremos e sentir a emoção de conduzir, ou pior aquele velho amigo da a má dica, “mano para dirigir tenque te estilo, eu vo te encina:inclina todo o encosto das costas, põe o banco para traz uma mão na parte suprior do volante e o outro braço apoiado, ai vc faz cara de mal e anda com o som no volume mais alto, saco o estilo”, desculpe me que curete mas para mim é uma posição de suicida, num caso de colisão uma fratura é quase certa manobras repentinas são praticamente impossível, e caso o veículo seja equipado com “Air Bag” as lesões podem ser mais graves.
    No caso dos passageiros as preocupações são semelhantes, o correto posicionamento é fundamental, devemos sempre nos lembrar que um veículo não é uma cama e muito menos um sofá, colocar os pés no painel é legal e até relaxante, porém numa batida esta posição de impacto não é das melhores.
    Todos os testes de impacto que são efetuados pelas montadoras para assegurar veículos mais resistentes para diminuir as lesões e evitar ao Maximo as mortes em casos de acidente, são efetuados com bonecos que ficam ali estáticos na posição correta aguardando o impacto, nos seres humanos alem dos vícios de posicionamento temos o instinto de preservação e reagimos instantaneamente a eminência do impacto, estudos recentes comprovam que esta reação libera enzimas que preparam protegem o organismo em casos extremos.



    Em viagens mais longas é recomendado que o motorista e passageiros efetuem pausas durante o percurso, evitando a fadiga do organismo, saindo do veículo em locais seguros e movimentando as articulações alguns alongamentos podem ser úteis, alguns exercícios que podem parecer desnecessários evitam cãibras e dores musculares.
    Programe sua viagem para ser um passeio, não uma corrida, verifique o trajeto, a distancia a ser percorrida, respeite as placas de sinalização, principalmente as de velocidade, se possível consulte as condições da pista e do tempo, saiba onde existem postos de abastecimento e de socorro.



    Para evitar aborrecimentos durante seu passeio mantenha seu veículo sempre em boas condições, verifique sempre antes da viagens os itens fundamentais:
  - Estepe (roda de emergência), condições do pneu;
  - Ferramentas, triangulo de sinalização e macaco, só quem já precisou sabe a importância;
  - Extintor de incêndio;



    E sempre que possível em viagens mais longas complete o tanque, pois não temos certeza da distancia do próximo posto e até se vai estar funcionando, em casos de neblina ou chuva forte nunca pare na pista, reduza a velocidade e conduza com cautela, evitar acidentes depende de todos.
    Respeitem os limites dos veículos e principalmente do seu corpo.


        Boa viagem, cabeça erguida, tronco ereto e mantenha a postura.

Joaquim Junior.


Links:


Pilates Plus

Prospere - Dica de Saude 

 Fiquei Deficiente e Agora ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Air bag - SRS - Sistema de Segurança Passiva e Ativa

  Ninguém compra um veículo e imagina que vai bater na esquina, porém esta aumentando a preocupação com a segurança em caso de colisões,...